O dinheiro irá principalmente para obras nos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto
A Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) definiu na quarta-feira (27), por unanimidade, a execução de um novo pacote de investimentos no valor de R$ 258.960.872,00 na região dos Lagos a partir de 2011.
A partir do próximo ano a concessionária iniciará a execução do novo pacote de investimentos, beneficiando a população dos cinco municípios atendidos com obras para a ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto. Entre as principais intervenções está a ampliação na produção na Estação de Tratamento de Água de Juturnaíba. Com ela, será possível expandir o abastecimento e construir novos reservatórios nos municípios atendidos pela Prolagos. A concessionária promoverá também o aumento da rede coletora de esgoto.
No novo pacote de investimentos está prevista a conclusão da transposição do rio Una, em Cabo Frio. A obra contribuirá para a recuperação da lagoa de Araruama. Atualmente 80% dos efluentes tratados do esgoto, que hoje são despejados na lagoa, passarão a desaguar no próprio Rio Una, aumentando assim a capacidade hídrica.
A Agenersa prevê ainda que 5% do total de investimentos sejam aplicados em programas ambientais em conjunto com o Comitê de Bacia Hidrográfica e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João.
Nenhum comentário:
Postar um comentário