Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Região dos Lagos precisa de um novo Batalhão da Polícia Militar


Por: Zózimo R. Lisbôa

Presidente do CCS-SPA
O 25º Batalhão da Policia Militar – 25º BPM –, sediado em Cabo Frio, foi criado em 1990, com a finalidade de atender os municípios da Região dos Lagos (AISP25) composto pelos municípios de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema e Iguaba. Transcorridas mais de duas décadas, além do aumento da população que gira em torno de 700.000 habitantes, podendo duplicar na alta temporada, não houve aumento significativo de efetivo, e, atualmente, há escassez de viaturas e outros equipamentos de segurança. Somam-se a isto, os vários empregos a ele atribuídos e o elevado índice de criminalidade. Dessa forma, a capacidade operacional do Batalhão vem sendo cada vez mais prejudicada, produzindo um impacto negativo na segurança dos municípios mais afastados.
Por essas e outras razões, é chegado o momento da população dessa Região começar a buscar uma solução para esse grave problema. Com a aproximação de vários eventos que acontecerão no Estado do Rio de Janeiro como o Rio+20, a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas em 2016, a demanda por segurança evidentemente aumentará. Sendo a Região dos Lagos eminentemente turística, será muito freqüentada pelos participantes desses eventos nesse período, principalmente Cabo Frio e Búzios. Essas cidades utilizarão grande parte do efetivo policial do 25º BPM, hoje existente. Se nada for feito, o policiamento dos outros municípios da Região dos Lagos ficará ainda mais prejudicado.

Partindo dessa perspectiva, o Conselho de Segurança de São Pedro da Aldeia – CCS-SPA – conclama a todos os Conselhos de Segurança da Região dos Lagos a se unirem em torno de uma proposta para equacionar esse problema. O CCS-SPA propõe que seja criado um novo Batalhão na Região. O 25º BPM de Cabo Frio atenderia as demandas deste município, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia e o novo Batalhão ficaria responsável pelo policiamento de Iguaba, Araruama, Saquarema, podendo ser incluído Maricá, que pertence à Região Litorânea, equilibrando a quantidade numérica de municípios para cada Batalhão.

Devemos salientar, que esse projeto de criação de um novo Batalhão para a Região dos Lagos não é uma proposta fechada. É fundamental que seja amplamente debatida com todos os seguimentos da sociedade, incluindo os Poderes Públicos – Executivo e Legislativo –, não só dos municípios interessados, como também do Estado. O certo é que a Região dos Lagos deve ser integrada na grande agenda do Plano de Segurança do Estado do Rio Janeiro, deixando um legado de segurança e bem estar social para toda a população dessa região.

“SEGURANÇA, DEVER DO ESTADO DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário