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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cidadania não é só tocar o Hino Nacional nas escolas

A partir deste mês, as escolas começaram a ter que executar o Hino Nacional pelo Amenos uma vez por semana. A lei nº 2.301/2000, do deputado federal Lincoln Portela, foi sancionada pelo presidente e prevê a execução em estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.
Oportuno o momento em que a lei é sancionada, visto que neste ano de 2009 a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completa 100 anos.
Mas para a cidadania, o “pacote” está bastante incompleto. Basta ver as experiências que acontecem em outros países para entender o quanto o nosso déficit de cidadania é agudo. Na Inglaterra, por exemplo, questões relacionadas à cultura de cidadania são levadas nas escolas às crianças desde pequenas. Além disso, instituições de alcance nacional, como a Fundação Citizenship se encarregam de promover competições entre escolas para explicar e promover o funcionamento do judiciário como a principal missão do Estado, o conhecimento sobre o sistema político inglês, a atuação das instituições democráticas e vários outros temas.
Ainda que ensinar os símbolos nacionais seja de grande relevância, precisamos levar para os futuros cidadãos muitos outros conteúdos relevantes para a cidadania, como responsabilidade política,, valores universais da democracia, organização política e social, valorização das instituições do estado democrático, sistemas de representação e muitos outros. Quem não se recorda de disciplinas como Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros ou Organização Social e Política Brasileira? Pois é! Os nossos pseudo-democratas, na ânsia de acabar com o período totalitário brasileiro, acabaram “jogando a criança com a placenta no lixo”, sob a alegação de que essas disciplinas eram “patriotadas de milico”.
Ainda tramitam no Congresso alguns projetos de lei que pretender trazer de volta o ensino de educação cívica nas escolas. Mas infelizmente todos estão parados.
Será que nossos parlamentares acham mesmo que apenas conhecer os símbolos nacionais já é suficiente para formarmos um pleno cidadão? Ou esta é mais uma tarefa da qual o cidadão consciente não pode se omitir? Participe!
Fonte:A Voz do Cidadão

Um comentário:

  1. José Barbosa da Silva Filho22 de fevereiro de 2010 às 23:19

    Na verdade as aulas de Moral e Cívica e Estudos dos Problemas Brasileiros não visavam a Cidadania e sim a elégia de pseudos heróis da elite e fatos estanques da história brasileira. O que desperta o sentido de Cidadania é o conhecimento das causas e consequências dos fatos e se este tiveram participação popular.Primordial seria a inclusão do estudo da Constituição, algo que já foi proposto mas que não teve aceitação da Secretaria de Educação e que, infelizmente, muitos Professores não discutem por não ter base pedagógica para fazê-lo visto não existir essa disciplina nos Currículos de graduação. Parabéns pelo Blog. Um abraço, Merlim

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